« . « . « . « . « . A VIDA É MUITO FRÁGIL . « . « . « . « . «

Mutilação genital feminina e casamento de crianças – UNICEF quer acabar com tamanho sofrimento infantil

Novos dados divulgados neste 22/julho/14 pelo Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) mostram a necessidade de medidas urgentes para acabar com a mutilação genital feminina e o casamento de crianças – duas práticas que afetam milhões de meninas em todo o mundo.

Os dados foram apresentados durante a Primeira Conferência das Meninas 2014, em Londres (Reino Unido), evento co-organizado pelo UNICEF e pelo Governo do Reino Unido.


Mais de 130 milhões de meninas e mulheres sofreram algum tipo de mutilação genital feminina em 29 países da África e do Oriente Médio.

UNICEF/BANA2014-00451/MAWA
Além disso, a prática do casamento infantil – muito comum nos mesmos países onde as mulheres sofrem com a mutilação genital feminina – afetou mais de 700 milhões de mulheres, que foram obrigadas a se casar quando eram crianças. Mais de 1 em cada 3 delas – cerca de 250 milhões de mulheres – se casaram antes dos 15 anos.

“Os números nos dizem que devemos acelerar nossos esforços. E não vamos esquecer que estes números representam vidas reais. Enquanto estes são problemas de escala global, as soluções devem ser locais, impulsionadas pelas comunidades, as famílias e as próprias meninas para mudar a mentalidades e quebrar os ciclos que perpetuam a mutilação genital feminina e o casamento infantil”, disse o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake.

“Não podemos deixar que os números surpreendentes nos entorpeçam, mas que nos obriguem a agir”, acrescentou.

Segundo a ONU, a prática da mutilação genital feminina não tem benefícios para a saúde, provoca dor intensa e tem várias consequências para a saúde em curto e em longo prazo, incluindo hemorragias prolongadas, infecções, infertilidade e morte.

Ao mesmo tempo, as meninas que se casam antes de completar 18 anos são menos propensas a permanecer na escola e têm mais possibilidades de sofrer violência doméstica, além de ter complicações na gravidez e no parto por conta da idade.

As meninas não são propriedades. Elas têm o direito de determinar o seu destino e, ao fazê-lo, todos são beneficiados”, disse Lake.