« . « . « . « . « . A VIDA É MUITO FRÁGIL . « . « . « . « . «

Tudo que você deve saber para alertar crianças contra raptos

Não há medo maior para pais, avôs ou qualquer pessoa responsável pelo bem-estar de uma criança amada do que perdê-la em um lugar público. É por isso que a maioria de nós ainda tem as palavras "não fale com estranhos" em nossas memórias.

Todos com certeza devem lembrar que, frequentemente, nossos pais nos lembravam de não aceitar doces ou passeios de carro de pessoas desconhecidas.

Mas pode haver dois grandes problemas com esse tipo de conselho: primeiro, as crianças não prestam muita atenção a esse conselho, e segundo, isso nem sequer se aplica à grande maioria dos casos de rapto de crianças.

Esses problemas foram brilhantemente demonstrados em um vídeo feito pelo americano Joey Saladino.

Veja como ele prova para as mães que palavras de advertência não têm efeito prático ou mesmo nenhum efeito em seus pequenos.
O mais chocante em tudo isso é ver que as crianças realmente não seguem as instruções dos pais, por pura inocência. O jornal Washington Post, dos Estados Unidos, estimou que sequestros feitos por estranhos só representam um centésimo de 1% de todos os casos de crianças desaparecidas naquele país.

No Brasil, os números são grandes. Segundo estimativas oficiais, a cada ano, uma média de 250 mil pessoas desaparecem no país. Dessas, 40 mil têm menos de 18 anos.

Mas isso não deve ser motivo para pânico a ponto de não deixar a criança sair para lugar nenhum. Vale lembrar que as crianças que aparecem no experimento mostrado no vídeo acima eram muito pequenas e estavam sendo observadas por suas mães.

No entanto, se você quer evitar os riscos ao máximo para garantir a segurança dos seus pequenos é tomar as precauções necessárias. Abaixo você encontra 5 delas que podem evitar graves problemas.

1 - Escreva o número do seu telefone no pulso da criança e coloque um esparadrapo ou band-aid por cima, para dar a impressão de que se trata apenas de um machucado qualquer.

2 - Tire uma foto da criança com o seu celular todas as manhãs, pois, caso aconteça, você deve mostrar a eles como a criança estava vestida etc.

3 - Se possível, faça com que a criança memorize o número do seu telefone.

4 - Caso esteja em um evento ou local público, mostre e sinalize a ela onde ficam as pessoas responsáveis, como seguranças e pessoas que estão trabalhando no evento, ou até mesmo policiais.

5 - Tente arrumar um mapa da área onde você está, ou até mesmo desenhe um mapa. Crie um ponto de encontro caso a criança se perca.

A má notícia é que a maioria dos casos de raptos de crianças, como muitos crimes violentos, são perpetrados por conhecidos da família ou do meio social da criança.

Dessa forma, sempre tentamos criar as melhores relações sociais e, assim, evitar o tipo de violência que infelizmente existe mundo afora. Mas tenha cuidado para não exagerar nesses cuidados e acabar prejudicando a criança. O importante é sempre se informar sobre os passos do seu filho e seguir as dicas acima.

Este é um lembrete de que, se você tem uma boa vida familiar em uma boa comunidade, então você já está fazendo o melhor que pode ser feito para evitar que seus filhos e netos corram riscos. E, claro, uma boa educação e prevenção. Dessa forma, seus pequenos estarão sempre protegidos.

Fonte: Filhos em perigo